Destaque

HYDROGEN - SEQUENCIADOR DE BATERIA E PERCUSSÃO

HYDROGEN - USOS

Alguns anos atrás utilizava nas minhas aulas de música um programa chamado Hydrogen para sequenciar bateria, percussão e programar metrônomo. Infelizmente os desenvolvedores desse projeto não o atualizavam constantemente. Naquela época ocorreram alguns bugs do Hydrogen com o sistema operacional que utilizava no notebook, principalmente na reprodução de áudio. Isso me forçou a parar de utilizá-lo momentaneamente. Neste ano de 2020 o projeto voltou a receber a atenção da comunidade de desenvolvedores e vem ganhando boas atualizações e novos recursos.

 O que é HYDROGEN?

O hidrogênio é um software de código aberto desenvolvido com esforço coletivo de várias pessoas em todo o mundo. Hydrogen é um sequenciador e mixer de bateria e percussão.

Ele pode ser usado amplamente para criação de ritmos, bases de percussão, bateria ou beats no contexto educacional. Por ser leve e gratuito é de fácil instalação e utilização. Não é necessário ter um conhecimento profundo de teoria musical para utilizá-lo.

A arquitetura do software (layout) é semelhante a outros programas mais populares como o LMMS ou mesmo o Ableton Live. Já o Hydrogen, trabalha de maneira mais simplificada e dedicado ao sequenciamento de bateria e percussão. Fiz um rápido vídeo tutorial. Segue:


O fluxo de trabalho do Hydrogen divide-se basicamente em:

* Linha do tempo –  onde organizamos a sequência de eventos; quadradinhos são as sequências das seções rítmicas;

* Seção de criação rítmica ou Patterns;

* Kits – conjunto de instrumentos disponíveis para criar;

O software é compatível com os sistemas operacionais Windows e Mac; não tem distribuição Linux. Todos os arquivos podem ser encontrados na página de lançamento do github ou no website: http://hydrogen-music.org/

Comentários

Populares

Songbooks de Jazz digitalizados

Aprender a estudar

Ritmos Brasileiros: Ijexá